Seguidores

sexta-feira, 10 de abril de 2009

DIA DO ÍNDIO

NO SITE DO SMARTKIDS VOCÊ ENCONTRARÁ VÁRIAS ATIVIDADES:


PARA COLORIR:











DICAS:






No primeiro dia de atividades sobre o Dia do Índio obtivemos as impressões iniciais das crianças sobre a cultura indígena e realizamos algumas atividades. Hoje vamos trabalhar com alguns desses conceitos.


2º diaObjetivo específico:Identificar o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam.Conhecer e experimentar elementos da cultura índígena. Executar jogos de locomoção e perseguição.Roda de conversa:Como é a casa do índio? Como se chama a criança indígena? O que os índios comem? Quais os bichos que existem perto da casa deles? São perigosos?


Atividade 1: Culinária e Lanche Coletivo Mostrar uma mandioca para as crianças e perguntar se sabem o que é e se já comeram. Explicar que se trata de um alimento típico do índios e contar a Lenda da Mandioca. Veja aqui outra versão, mais adequada para crianças. Em seguida preparar um delicioso e saudável prato feito com mandioca! Não esqueça de deixar os ingrediaentes prontos para o manuzeio das crianças, de prender o cabelo das meninas e lavar as mãos antes e depois.


Bolinhos de mandioca de forno:

INGREDIENTES:

750 g de mandioca cozida, sem as fibras

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 ovos

1 colher (sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal a gosto

6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO:
Amassar a mandioca como para purê, misturar todos osingredientes, exceto o queijo parmesão.Em uma assadeira untada, polvilharmetade do queijo ralado.Pingar a massa com uma colher de sopa e polvilharnovamente o queijo ralado sobre os bolinhos.Levar para assar em forno médio,pré - aquecido.Se precisar virar os bolinhos para assar do outro lado.O tempo varia de acordo com o forno

Realizar jogos que utilizem elementos relacionados ao índio, conforme o levantamento feito na conversa inicial.
Oca
Alimentos
Animais
Curumim
Fonte:Criando Crianças
Cocar:

Fonte : Guia Prático para Professores de Educação Infantil e blog arco-íris



1 comentários:

MONIQUE disse...

SEU BLOG ESTA MUITO INTERESSANDE, POSSUI ATIBIDADES E LEMBRANCINHAS ENTRE OUTRAS SUGESTOES CRIATIVAS DE COMO TRABALHAR DIVERSOS TEMAS COM NOSSOS ALUNOS. PARABENS PELO SEU TRABALHO !

Related Posts with Thumbnails